logo

“PORTEIRA ADENTRO”

Prefeito terá que obedecer Lei divulgando roteiro de atendimento a agricultores familiares de Araputanga

O requerimento de autoria da vereadora Sandra Lopes foi aprovado por todos os vereadores e irá evitar perseguição e direcionamento político das ações.


Por Redação Popular Online

img

Requerimento aprovado por todos os vereadores. (Foto: Popular Online)

O requerimento n.º 08/2022 apresentado pela vereadora Sandra Lopes Ferreira — Sandra das Botas (UB), aprovado por todos os vereadores em Sessão Ordinária desta segunda-feira, 5 de dezembro, requisita que a administração pública cumpra e execute a legislação municipal vigente, dando transparência às ações a serem realizadas pelo programa de incentivo ao agricultor familiar e empreendedor familiar rural.

 

Em sua proposição, com o respaldo dos demais vereadores, Sandra das Botas solicita da gestão municipal que sejam disponibilizadas e encaminhadas para conhecimento as ações já realizadas e as que serão realizadas, constando quais são as propriedades, produtores atendidos e a data da execução dos serviços.

 

O gestor terá que obedecer à Lei de Incentivo, divulgando o roteiro de atendimento ao agricultor familiar, conforme definido no artigo 7º, parágrafo 2º, da Lei Municipal n.º 1.433/2021, dando transparência às ações, o que irá evitar perseguição e direcionamento político de atendimentos.

 

Após manifestação de alguns produtores rurais, o prefeito utilizou as redes sociais para divulgar uma nota de esclarecimento, informando que vários agricultores já foram beneficiados através desse programa. Na publicação o gestor não mencionou sobre o roteiro de execução dos serviços que deve ser divulgado ao público de acordo com o que determina a Lei Municipal.

 

Conforme a legislação, a administração municipal é obrigada a realizar a divulgação quinzenal do roteiro de execução dos serviços ao público, devendo ser assinado pelo responsável e afixado em local de fácil acesso aos cidadãos, bem como publicado nos meios eletrônicos oficiais, independentemente de requerimento.

 

“Que diabo de roteiro de agendamento é esse que tem pessoas esperando há mais de um ano?”, questionou um agricultor familiar da Comunidade Córrego das Botas ao ser questionado sobre o atendimento, através do programa.

 

Matéria relacionadaPequenos agricultores temem “perseguição” e questionam Lei de Incentivo em Araputanga

 


POLÍCIA

MT registra 626 estupros em 2025; entenda a diferença entre os crimes sexuais

O número é quase 3% maior que o registrado em 2024.


BATE-PAPO COOPERATIVO

Decidir juntos para transformar o futuro: Começou o período assemblear de 2026 da Sicredi Biomas

O Bate-Papo Cooperativo é a primeira etapa do período assemblear de 2026. Essa é uma iniciativa da Cooperativa para estar ainda mais próxima das sugestões de seus associados


EDUCAÇÃO SUPERIOR

Mato Grosso teve 7,7 mil aprovados no Sisu 2026

Estado preencheu 97% das vagas ofertadas. Ao todo, mais de 1,8 milhão de pessoas se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada. O bacharelado em medicina, da Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), foi o curso mais concorrido

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.